Avançar para o conteúdo principal

Anúncios de emprego para recém-licenciados( nos dias de hoje)


Comecemos pelo nome:

Sejamos sinceros," recém-licenciados" é o novo nome que inventaram para, o que no meu tempo se chamava, "estagiário".
Tal como agora não existem "secretários" , existem... "administrativos". E porquê? Porque de facto, trata-se de um nome mais sonante para atrair morcões com a mania que querem um emprego xpto(tipo eu).
Assim como agora, existem os auxiliares da ação educativa (que outrora se chamavam "empregados da escola") que são aquelas pessoas, na maioria mulheres, que passam a vida a ler a "maria" na secretária da entrada do edifício escolar e a escorraçar os moços da frente do edifício para não perturbarem as aulas.

Voltando aos recém-licenciados. Provavelmente irão ler um anúncio mais ou menos assim :

"Procuramos profissionais, que se motivem por marcar a diferença na sua área de expertise, e interessados em integrar uma equipa que acredita que:” Bright people don´t come in a standard format”.
( anúncio verídico,até dá para verter uma lágrima ao ler isto e pensar "é o meu emprego de sonho")

O que na verdade vais fazer na empresa:

-Trabalho de Arquivo(os teus melhores amigos vão ser o furador, agrafador, micas, capas de arquivo e na loucura os separadores juntam-se a festa, senão és mesmo tu que vais ter de improvisar uns com folhas que já estão utilizadas);
-Servir cafés;
-Tirar fotocópias (outra grande amiga- a fotocopiadora!);
-Tratar da correspondência( ainda podes dar um passeiozito, vá);

Os Requisitos :

-Quilhões de experiência;
-Habilidade de trabalhar com 1234567890 programas com nome pomposo;
-Vá um doutoramento na área é altamente recomendável;
-Que resida exatamente no concelho da empresa (à partida quando concorro para um emprego longe da minha área de residência estou ciente de como me desemerdar para chegar até lá, digo eu);
-Que fale 1234567890 línguas que não lembrem ao menino Jesus(Sim, porque uma pessoa pensa na sua formação" bora lá tirar um curso de mandarim ou hebraico que é bastante útil e principalmente baratucho, quase de graça! ")
-Viatura própria (Sempre!!)
-Entrada Imediata(que é como quem diz: dinâmica de grupo com exercícios parvos com pessoas tão desesperadas que mal deixam falar os colegas, entrevista com exercício prático, também ele parvo, e lá pelo meio uma pergunta onde provavelmente vai ter oportunidade de falar uma vez na vida as suas 1234567890 línguas, semanas de formação, etc e tal ).

E é isto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

De maneiras que vou começar a tirar a carta

Depois de toda a gente da minha idade já a ter tirado e de conduzir o seu pópó (ou dos papás, vá), mas isso agora não interessa nada ! Hoje, quando fui fazer a inscrição dou de caras com a versão humana da fada madrinha do shrek: Tirando as asinhas eu poderia fazer quase que um " separadas á nascença". Mas a mulher não era só a versão humana da fada, era a encarnação de uma vendedora de molas da feira que tem 1234567897654321 argumentos para te fazer comprá-las e só se cala quando tem o dinheiro na mão. "Ah e tal aqui não há ninguém que reprove, o nosso ensino é muito bom"(eu diria que para ali anda muita mão untadinha), "Não pode fazer exame médico não faz mal, fica como se tivesse feito, mas não diga nada a ninguém!"(Queriduchaaaa!) . Agora é ganhar coragem para ir às aulas .

Frustação

Ás vezes tenho vontade de me levantar da secretária e sair. Não aparecer mais . É dificil gerir o dinheiro de uma empresa sem ajudas nenhumas e com imensos gastos. Só queria que o meu trabalho dependesse do meu esforço e não da aleatoriedade. É dificil ficar parada sem puder mudar o rumo.Ser encarada como uma miuda que não merece o lugar que têm, é injusto. Todos os dias penso que as coisas vão mudar, mas o que é certo é que tudo é um ciclo vicioso. É frustrante.

Insatisfeita crónica

Alguém me explica como se ultrapassa uma crise existencial? Já se passaram quase 10 anos e esta crise não tem fim à vista! A pessoa muda de emprego, casa, aparência, área de formação e a crise mantém-se? Vai ser assim para sempre? Serei apenas uma insatisfeita crónica?